Informações a Candidatos a Orientação de Mestrado e Doutorado

Anualmente procuro novos candidatos a orientação nos cursos de Mestrado e Doutorado em Ciência da Computação do Programa de Pós-Graduação em Computação da UFPel. Tenho interesse em projetos na área de Aprendizado de Máquina em específico e Ciência de Dados e Inteligência Artificial em geral. Recentemente, tenho dado enfoque em Aprendizado Profundo e Redes Neurais Convolucionais — tanto aplicações como teoria. Mais em meu site pessoal e ResearchGate.

Candidatos tanto ao Doutorado como Mestrado devem possuir interesse e experiência em pesquisa científica. Capacidade de comunicação em inglês é essencial e fluência é altamente desejável para candidatos ao doutorado. Ao contrário do mestrado, candidatos ao doutorado devem ter possibilidade de se dedicarem em tempo integral ao curso pelo menos a partir do segundo ano de estudos, independente de obterem ou não bolsa. 

Candidatos devem propor projetos de interesse próprio e não procurar algo que pensem que eu me interessaria. No entanto, devem ter intersecção com meus interesses (nota: se não há intersecção com meus interesses, não significa que o projeto deva mudar mas sim que deve-se procurar outro orientador). É fundamental que o candidato possua amplo interesse no projeto sendo proposto e alguma experiência na área do projeto em geral (particularmente para o doutorado). Projetos de doutorado devem demonstrar que o candidato conhece profundamente o estado-da-arte bem como os métodos clássicos para abordar o problema e propor efetivamente algo novo a ser abordado. Projetos de mestrado também devem demonstrar conhecimento na área e estado-da-arte, mas propostas podem ser derivativas, como aplicações de técnicas conhecidas em novos domínios.

Candidatos não devem me procurar objetivando auxílio na escrita de seus projetos. Isto é essencial para garantir isenção na avaliação, uma vez que não tenho como auxiliar todos que me procuram e não desejo beneficiar os mais próximos. No entanto, podem me procurar se estiverem em dúvida se seria um projeto que me interessaria ou que eu teria condições de orientar — e, novamente, em caso negativo isso significa provavelmente que deve-se procurar outro orientador e não que o projeto deva ser alterado!

About this Entry

This page contains a single entry by Ricardo published on January 4, 2017 1:08 PM.

Misinterpreting Exponential Growth was the previous entry in this blog.

Find recent content on the main index or look in the archives to find all content.